quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Que é Moda Alternativa?



Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Espero que sim!!! :)

Bom, o primeiro post do blog (depois do de apresentação né...) vai ser sobre moda alternativa. Igual fiz da outra vez que fiz o blog. Pena que perdi aquele texto, ele tinha ficado bem explicadinho. Mas enfim, vou escrever de novo. Vai ser um post só pra vocês entenderem um pouco mais sobre o que é moda alternativa. No final do texto estão as referências do que eu li pra escrever esse texto. Bora lá então!?

Vamos começar do mais óbvio. A pergunta que não quer calar. Muito tem se ouvido falar sobre moda alternativa, mas o que exatamente é isso?

Moda alternativa é tudo aquilo que não pertence ao universo mainstream.

E o que é o universo mainstream? Tudo aquilo que é feito em grande quantidade e pra massa. Pro “povão” (modo de falar, aqui não estou especificando classe social, mas sim a grande maioria da sociedade que não pertence ao universo alternativo).

A moda alternativa pode ou não estar ligada às subculturas. “Toda moda de subcultura é moda alternativa, MAS nem toda moda alternativa é moda de subcultura” (Blog Moda de Subculturas [1]). Isso se dá porque além das modas de subculturas, dentro da moda alternativa também temos a vertente que está voltada pra moda como expressão de arte. Nesse caso, a moda alternativa muitas vezes se utiliza de peças sem muita utilidade além de incrementar a estética do visual.

Se pararmos para perceber e entender a moda mainstream, perceberemos que a moda popular muito se inspira na moda alternativa para lançar suas tendências, mas não é por isso que poderemos dizer que a moda mainstream está se transformando em alternativa. Na verdade, a moda alternativa está, também, muito mais liga a um modo de vida do que a apenas tendências “diferentes e/ou esquisitas”.

O pensamento que predomina no público que se veste de modo alternativo é o de que você pode ser/vestir/fazer o que você quiser. Não existe limites para a expressão da sua identidade. É uma coisa própria de cada um. Única e autêntica.

Bom gente.. é isso.. não é um texto muito aprofundado sobre o assunto. Na verdade, se fôssemos aprofundar no assunto e detalhar tintim por tintim, daria pra escrever um artigo sobre o assunto. Minha intenção é apenas esclarecer um pouco sobre o assunto e, caso vocês se interesse, procurem e pesquisem mais sobre!

Agora vou colocar algumas fotos abaixo, só pra vocês entenderem visualmente o que é moda alternativa. Também colocarei na legenda de qual vertente/subcultura pertence cada estilo.

Moda Alternativa como Expressão de Arte
 Moda Alternativa como Expressão de Arte

 Moda Alternativa como Expressão de Arte

 Moda Alternativa - Grunge

 Moda Alternativa - Gótico
  Moda Alternativa - Punk
 
   Moda Alternativa - Hard Rock (Vixen <3)

  Moda Alternativa - Pin Up/Rockabilly

   Moda Alternativa

  Moda Alternativa


Bom pessoal, é isso. Essas fotos são um pouco do que eu gosto, uso e me inspira. Espero que vocês tenham gostado. Se vocês quiserem que depois eu faça algum post específico sobre alguma vertente ou coisa do tipo, é só me pedir! :)

Beijinhos e até a próxima! ;**


Referências:

- Blog Moda de Subculturas. O que é Moda Alternativa? E Pessoas Alternativas?. 15 de novembro de 2014. [1]
 
- Blog Moda de Subculturas. Adultos e a Moda Alternativa: Manter ou Abandonar o Estilo?. 17 de abril de 2013.

- Blog Dicas Sobre Moda. Moda Alternativa. 08 de fevereiro de 2013.


♥ Se gostou desse post, não se esqueça de seguir o blog e deixar seu comentário.
Assim você me ajuda na divulgação! :) ♥

Me siga nas redes sociais:
Follow me on the social medias:
| Facebook | Instagram | Youtube | Tumblr | Lookbook | Twitter |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ LEIA a postagem antes de comentar.
♥ Sua opinião é super importante pra mim, por isso não deixe de comentar.
♥ Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar aí em baixo.
♥ Comentários ofensivos não serão aceitos. Serão excluídos e o usuário banido.