quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

TAG: Minha Faculdade

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Espero que sim!

Pra falar a verdade com vocês, eu to meio desanimada essa semana. Nem tô com vontade de postar aqui... acreditam? Tanto que segunda nem teve post... Mas como eu fui marcada numa TAG pela Asphyxia do blog 4sphyxi4, resolvi responder aqui hoje pra vocês!Aproveitem pra ir lá conhecer o blog dela também que é super legal! :)

Enfim, vamos lá né. A TAG de hoje é a Minha Faculdade. Eu já formei tem 1 ano, mas já que a TAG vale pra quem também já formou, achei legal responder pra ajudar tirar umas dúvidas sobre o curso que eu fiz. Bora lá!?

1- Qual seu curso de Graduação?
R: Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.

2- Quantos semestres ele tem? E em qual você está?
R: O Curso tinha 7 semestres. Como eu disse anteriormente, eu já formei tem um ano.

3- Porque você escolheu esse curso?
R: Gente, vou ser bem sincera. Eu nunca soube o que realmente eu queria fazer. Até hoje não sei. Logo que eu saí do ensino médio, minha mãe ficou no meu pé pra eu fazer uma faculdade. Antes desse curso, eu cogitei Jornalismo, e até prestei vestibular na federal daqui, mas não passei. Depois achei foi bom. Fiquei pensando se ia gostar mesmo do curso. Um dia, conversando com meu primo que também fazia PP (Publicidade e Propaganda), ele me falou que achava o curso minha cara e que eu devia tentar. Olhei a grade e achei legal. Então lá fui eu again. Consegui bolsa pro curso e então comecei a estudar. Foi assim que "escolhi" meu curso...

4- Chegou a pesquisar sobre mercado de trabalho e piso salarial?
R: Não. Mas durante o Curso os professores sempre falavam sobre o mercado. Que os coleguinhas que já estavam na área também. Então acabei ficando sabendo depois. E pra minha infelicidade, não era tão bom assim. Mesmo sendo uma área bem ampla. Eu não iria ficar rycah! haha

5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
R: Ah gente.. foi bem normal. No primeiro dia eles apresentaram o curso e o campus pra todo mundo. Eu tava me sentindo... haha.. É uma sensação diferente e legalzinha... rs
Mas não aconteceu nada de mais.
A dica que eu dou é: seja sempre você mesmo. Isso será o bastante pro que tiver que acontecer. :)

6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
R: Já formei né.. então sim, eu passei pela tortura do TCC... hahaha
Falei sobre Marketing Cultural. Foi o tema que mais me interessou em todos os ano de curso. Foi bem legal aprofundar nele. Acho que seria uma das áreas que eu poderia gostar de trabalhar.

7- Você se considera uma boa aluna?
R: Depende do que é ser boa aluna pra vocês...
Eu nunca fui de estudar em casa. Desde pequena eu sempre aprendia tudo em sala de aula. E eu sei que na faculdade é diferente, que o que o professor passa em sala não é o suficiente, que precisamos buscar mais fontes e tal, mas como eu nunca tive costume, acabei ficando indisciplinada nesse quesito. Mas minhas notas sempre foram boas e eu sempre entendia do que estava sendo falado.

8-  Você está 100% satisfeita com o curso que escolheu?
R: Não gente.. nunca estive na verdade. Pra lá um pouco do meio do curso, quase no final já, eu estava bastante decepcionada. Não me via e nem me vejo até hoje trabalhando na área, como nunca o fiz. Apesar de ser uma área bem ampla, como eu disse antes, o curso na minha faculdade era muito voltado para o trabalho em uma agência de publicidade. E definitivamente, aquele não era meu lugar. Eu até pensei em desistir, mas como era bolsa e não faltava muito e eu detesto deixar as coisas pela metade, resolvi terminar. Foi um custo. Eu já tava de saco cheio. Mas eu aprendi muita coisa legal, interessante. Como eu não julgo nenhum conhecimento como perda de tempo, sempre que eu posso, aproveito alguma coisa que aprendi no curso.

9- O seu curso tem algum material específico?
R: Não exatamente. Tive algumas disciplinas/trabalhos onde a gente tinha que mexer com programas de edição de imagem, mas como não era minha praia, sempre tinha alguém que ficava com essa parte. E tinha os materiais gráficos (coisas de propaganda mesmo) que não eram materiais específicos pra aula, mas que uma professora pediu pra gente levar uma vez pra aula dela.

10- Na sua faculdade teve trote? Se sim, como foi?
R: Não teve. Ainda bem. Mesmo que tivesse tido, não teria participado. Não gosto desse trem... A não ser quer tivesse sido algum trote solidário. Mesmo assim ia depender muito do que ia ter que fazer.

11- Seu curso tem muita matemática?
R: Não teve não. Tive duas matérias que usei matemática. Mas era o básico do básico da matemática. Nada difícil. Foi um dos motivos pela escolha do curso também. Não nasci para exatas...

12- Geralmente nas faculdades existem o "ciclo natural de desistência". Isso aconteceu na sua faculdade?
R: Sim, aconteceu. Sempre acontece. Acho que todo curso sempre tem um que desiste. Eu quase fiz parte desse ciclo... rs
Mas ainda chegamos com a turma grande no final do curso.

13- Quais dicas daria para quem está querendo o mesmo curso?
R: Olha, é um curso bem dinâmico, então você precisa se manter atualizado o tempo todo. Mas ao mesmo tempo que tem que ta por dentro das novidades, tem que saber de coisas antigas também. É bom que goste de arte, principalmente se sua área for criação. Ajuda nas referências. É bom que goste de ler também. Precisa, precisa mesmo, ter a cabeça bem aberta. Aqui não dá pra você ficar preso dentro das suas viseiras. Isso vai te atrapalhar enormemente. E é bom um pouquinho de paciência também. O cliente sempre vai querer mudar alguma coisa em cima da hora... rs

14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
R: Apesar de ser boa aluna, fiquei sim. Mas não foi minha culpa. Foi da professora que ficou quase o semestre todo fora e chegou na última semana querendo passar um trabalho valendo todos os pontos do semestre. Eu e uma turminha fomos reclamar com a coordenação e, adivinhem? Ficamos em recuperação depois... É gente.. faculdade não tem só gente madura não... rs
Mas foi a única vez também.

15- Um resumo básico do seu curso pra quem tiver interesse em fazê-lo.
R: Vou pegar o que ta no site da faculdade mesmo. Quem quiser mais informações pode, inclusive, acessar aqui. Eu fiz o curso no Centro Universitário UNA.

"O Curso de Publicidade e Propaganda vem mantendo o posto do mais conceituado e mais procurado de Minas Gerais. Um dos diferenciais está em seu conteúdo: a formação profissionalizante se alia a uma sólida base conceitual e humanística, proporcionando aos alunos uma formação completa e diferenciada.

Com duração de três anos e meio, o curso conta com um estojo de ferramentas que abarca todos os segmentos ligados a publicidade e propaganda, como gestão de mídia, planejamento, criação, atendimento, marketing, e comunicação integrada, sempre com foco em criatividade, solução e resultado.

No curso da Una o aluno é preparado para atuar na área de comunicação para o mercado e com os novos meios e ambientes de comunicação e bases tecnológicas.

Com isso, os profissionais podem atuar em vários tipos de agências de comunicação, nos departamentos de marketing e comunicação de empresas em geral, em jornais e revistas, além dos fornecedores de produtos e serviços, como consultorias, Institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web, entre outros."



O Curso não foi de todo ruim. Na verdade, é bem legal. Mas não é exatamente isso que eu quero, entende? Por isso não fiquei satisfeita com o curso. Mas pra falar a verdade, nem sei o que me deixaria satisfeita. Eu não consigo imaginar uma coisa que eu queira fazer pelo resto da vida. Mas como tenho vontade de aprender sobre várias coisas, ainda tenho vontade de fazer vários outros cursos.

Então é isso. Espero que tenham gostado! Vou indicar minha irmã para falar osbre o curso dela. A Thaís do blog Fotografia e Leitura. Ela faz o curso de Letras, portanto se você tem interesse no curso e gostaria de saber a opinião de quem faz, dá um pulo no blog dela lá! :)

Quem mais quiser responder, sinta-se a vontade! E se responderem, comente com o link aqui pra eu ver também!

Não deixe de me contar o que acharam da TAG e do meu curso. Vocês tem vontade de fazer uma faculdade? E qual curso?

Beijos e até o próximo post! ;***


♥ Se gostou desse post, não se esqueça de seguir o blog e deixar seu comentário.
Assim você me ajuda na divulgação! :) ♥

Me siga nas redes sociais:
Follow me on the social medias:
| Facebook | Instagram | Youtube | Tumblr | Lookbook | Twitter |

36 comentários:

  1. Que interessante! A gente tem bastante coisa em comum! A minha prima (que por sinal você me lembra MUITO ela!) fez P&P e lembro que ela vivia me dizendo pra fazer também que eu iria gostar, porque sempre fui fã de ilustrações. Da mesma forma que seu primo fez com você! xD E não sei, alguma coisa me dizia que era esse o curso que você fazia, mas não lembro de ter lido nada do tipo por aqui! Gostei bastante das suas respostas, foram bem sinceras! Nada te impede de fazer outro curso, já que não gostou muito desse!

    E ri pra caramba do "trem", lembrei de quando morava em Minas! E a minha irmã que mora lá ainda fala! UHAUHASA! Esses mineirinhos, sdds! <333

    Obrigada por referenciar meu blog! *-*
    Vou passar no da sua irmã pra conhecer!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que te fez não escolher PP?
      Eu já tinha comentado aqui no blog antes. Mas não sei se você chegou a ver... ^^
      Sim, eu ia começar outra faculdade esse ano. Ia fazer dança, que é minha paixão, mas a lerda aqui perdeu o prazo de inscrição... rs
      Já que tinha perdido o prazo, resolvi olhar outra coisa, mas minha média do enem não foi suficiente pra cursos que me interessavam... então o jeito é esperar a próxima oportunidade. Mas tem muito curso que eu ainda tenho vontade de fazer sim ^^

      ahshaushuashau
      poxa.. "trem" e "uai" são quase que meus bordões... kkk
      Eu falo o tempo todo...

      Nem precisa agradecer, blogs bons precisam ser conhecidos! ^^

      Minha irmã não deve ter respondido ainda. Talvez hoje ou amanhã ela o faça.

      bjin

      Excluir
  2. Manda esse desânimo pra lá menina haha. Eu também faço PP, gosto bastante, tô no último ano e morta de medo do TCC, então amei a tag e suas respostas, muito boas

    beijos

    aestranhanoparaiso.blogspot.com.br
    Instagram: @aline_bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar.. vou mandar ele pra bem longe.. ^^

      Olha, eu achei o meu TCC bem tranquilo. Mas é bom ter em mente já o assunto que você quer falar pra não ficar um trabalho chato. ^^
      Boa sorte com o seu!

      bjin

      Excluir
  3. Não desanima não, menina! Qualquer coisa tamos aqui <3
    Conheço o blog da Jaq e gosto tanto que já foi para o meu blogroll!
    Quando li este post, automaticamente me identifiquei com você. Bom, em 2013 eu passei na Unesp para design gráfico, porém nem fui fazer, porque acabei descobrindo que não seria algo para fazer durante toda a minha vida.

    Daí parti para arquitetura e depois em engenharia civil, áreas que, por incrível que pareça, me identifico muito profissionalmente, porém eu cheguei a uma conclusão não muito legal, acho que a gente nunca vai encontrar uma faculdade a qual a gente queira trabalhar com aquilo durante toda vida e mesmo que não necessite de uma faculdade, agente vai acabar enjoando.

    Acho que talvez isso tenha a ver com a nossa personalidade, de nunca querer estar na rotina, querer sempre mudar e tal. Talvez seja por isso que ainda você não se encontrou no quesito profissional.

    Eu mesma gosto de tanta coisa, mas não sei se faria tudo isso pelo resto da minha vida. Um dia a gente enjoa e já quer trocar de novo. Na verdade eu acredito que nada dura para sempre, infelizmente, mas eu penso sempre que seja bom enquanto dure hahaha

    Beijos!

    madessy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! <3
      O blog dela é ótimo mesmo né!? ^^

      Isso é verdade viu. Algo pra me prender pro resto da vida vai ter que ser bem dinâmico e que "mude" sempre pra eu não enjoar. Tem uma coisa que eu gosto muito, que é dança. Ia começar esse ano, mas lerdei e perdi o prazo de inscrição. Isso é uma coisa que eu acredite que vá fazer pro resto da vida. Mas mesmo assim, não posso prever o futuro, então não digo com certeza... rs
      Acho que é por isso que quero fazer vários outros cursos. Assim terei milhares de opções diferentes quando eu enjoar... rs

      bjin

      Excluir
  4. adorei saber um pouco mais sobre o seu curso, nunca tinha lido nada sobre a área! essa tag é bem legal pra ajudar quem ainda está em dúvida né? haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Super ajuda!
      Se tiver afim, responde também! Acho legal saber sobre os cursos das pessoas! ^^
      bjin

      Excluir
  5. Oi, Mone!
    Que bacana essa TAG.
    Olha, ainda bem que você não fez jornalismo, porque, olha, que é complicado... Hehe.
    Se bem que PP não passa longe também.
    E não fica desanimada, não. Tudo passa! E não para de postar porque eu adoro seu blog.
    :)

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né ^^
      Ah.. às vezes eu penso que se eu tivesse feito jornalismo eu seria mais feliz, acredita!? haha
      Mas como quero fazer outros cursos, penso em fazer jornalismo ainda. Só não será por agora... ^^

      Pode deixar.. vou tentar mandar o desânimo pra bem longe! :)
      Obrigada! <3

      bjin

      Excluir
  6. Então... cursei alguns períodos de PP. Aliás, muitos HAHAHAH
    enfim... acabei desistindo porque não queria aquilo e nasci mesmo pro jornalismo. Hoje estou cursando o que quero e tô super satisfeita!

    Já que não vive feliz com o curso que fez e fez por obrigação social, já pensou em investir em outro curso ou uma pós em algo que mais te agrade?

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha.. acho que se eu tivesse feito jornalismos, como era a intenção inicialmente, acho que estaria menos decepcionada... mas também não sei se ia estar completamente satisfeita.. isso acho que só fazendo o curso mesmo pra saber.

      Já pensei nisso sim. ^^
      Esse ano eu ia começar faculdade de dança, mas lerdei e perdi o prazo de inscrição. Aí resolvi olhar outros cursos, mas minha média do enem não foi suficiente para os que eu queria. Mas ainda tenho vontade de fazer muitos outros cursos. Não pra trabalhar apenas, mas porque tenho vontade de me aprofundar em algumas áreas.

      bjin

      Excluir
  7. ai, bacana! já pensei em fazer esse curso. agora sei mais sobre quem realmente entende do assunto. valeu pelo post

    somundomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso é legal, só não é o que quero fazer ^^
      Boa sorte!
      bjin

      Excluir
  8. Eu já conheço essa história de tras pra frente né! hahah
    Adorei a tag, em março vou fazê-la com certeza!
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hasuhsausha
      ô.. e como conhece...
      Responde logo que o pessoal vai lá pra ver uai.. rs
      bjin

      Excluir
  9. que bacana essa tag, gostei de conhecer mais sobre vc e o seu curso. eu já me formei faz uns anos e to querendo fazer uma pós

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né.. eu adoro TAGs... rs
      Estudar é sempre bom né.. já sabe em qual área vai fazer a pós?
      bjin

      Excluir
  10. Adorei a tag e saber um pouc omais de você!
    Ah, sobre o vídeo do post lá no blog, já adicionei ele...rs

    Beijo, Jell & Marcelo
    www.urbanoeretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal essa TAG né.. adoro TAGs... rs
      Eba! Vou lá ver! ^^
      bjin

      Excluir
  11. Faculdade é complicado, eu também quase desisti da minha :(

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até terminei, mas foi meio decepcionante... ^^'
      bjin

      Excluir
    2. Eu também terminei a minha, mas só Deus sabe o quão difícil foi...

      http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

      Excluir
  12. Adorei a TAG, bem completa e me tirou bastantes duvidas sobre o curso
    Uma pena saber que voce não esta completamente satisfeita, mas aos poucos vá se descobrindo
    Eu ja pensei em fazer PP, mas meu interesse é maior em jornalismo
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.youtube.com/camilakelleniam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu tivesse feito jornalismo viu...
      Mas faz parte né.. um dia eu acho o que eu gosto. ^^
      bjin

      Excluir
  13. Já pensei em fazer PP, mas sinceramente aprender a "enganar" os outros para obter lucro para empresas, me decepcionou... Gosto da área da criatividade, fotografia, edição de imagem (embora não saiba fazer muita coisa hahaha)
    Acho um saco essa obrigação de ter que fazer uma faculdade. Logo que saí do ensino médio fiquei um ano sem estudar e do nada quis fazer História. Mas também gostaria de ser perita criminal ou médica legista =P
    Tentei gravar essa TAG mas o vídeo cortou no final =(

    Beijos!
    Tribo Alternativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. não curti muito essa ideia também... Mas olhando pelo outro lado, é legal quando você torna visível uma empresa que as pessoas não conheciam. Tem seu lado bom e seu lado ruim...
      A parte de fotografia era uma das minhas preferidas também... ^^

      Nem fala viu.. minha mãe pegou no meu pé pra eu começar uma. Não achei de todo ruim, porque como eu disse, nunca acho um aprendizado inútil e no curso a gente não aprende só a "enganar" as pessoas. Tem um conteúdo até bacana. Mas fazer as coisas apenas por pressão é um saco...

      Sério que faz História? E tá gostando do curso? Esse é um que ta na minha lista de cursos que ainda quero fazer... ^^
      Médica legisla até já pensei, mas acho que não é pra mim não.. Sou muito nojenta... rs

      Poxa.. que pena hein.. mas depois tenta de novo! ^^
      E me mostra! ^^

      bjin

      Excluir
  14. Eu adorei ter feito comunicação social, mas minha habilitação foi em jornalismo. Uma pena que o mercado da minha cidade é ruim pra essa área e pra área acadêmica. :(

    Fiercekrieg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes eu tivesse feito jornalismo também viu.. acho que eu teria gostado mais... não sei porque larguei minha ideia inicial... rs
      Mas essa área de PP ta bem saturada também viu.. E nada muda...

      Excluir
  15. Oi mone, amei a tag, super legal.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esse ano eu começo comunicação tbm, mas voltada para Jornalismo, já troquei de curso 3 vezes então to na mesma de não saber o que eu quero haha

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    Vem visitar o blog! aproveita e participa dos sorteios ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushauhua... é tenso né...
      Mas um dia a gente acha! haha
      bjin

      Excluir
  17. Eu pretendo, digo pretendo depois que terminar Jornalismo fazer Publicidade e Propaganda. Mas não sei se seria a minha cara e se nem teria mente pra fazer isso HUAEHUEAUEAH. Infelizmente aqui muitos publicitários são machistas e alguns preconceituosos, aí fufu tudo! Mas gostei das tuas respostas Mone. Espero que vc encontre algo que curta! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fala viu.. se tem uma coisa me irrita na publicidade são os machistas e preconceituosos que querem porque querem continuar pregando suas idiotices através das propagandas...
      Ah.. eu também espero viu.. muito ruim essa de não gostar do que se faz e ainda não saber do que gosta... rsrs
      bjin

      Excluir

♥ LEIA a postagem antes de comentar.
♥ Sua opinião é super importante pra mim, por isso não deixe de comentar.
♥ Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar aí em baixo.
♥ Comentários ofensivos não serão aceitos. Serão excluídos e o usuário banido.