sexta-feira, 8 de maio de 2015

Livro: Mulheres - 30 Autores

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Espero que sim!

Finalmente sexta hein!? Ê coisa boa... ^^

Eu sei que ando meio sumida, mas vocês já sabem como eu tenho me sentido ultimamente. E essa semana que não estava tão desanimada assim, tirei pra atualizar as leituras dos blogs que eu sigo. E tinha post pra caralho gente... como vocês escrevem hein... só hoje consegui terminar tudo! rs
E não, isso não é uma crítica, eu adoro ler os posts dos blogs que eu sigo. Foi só um comentário bobo. ^^

Ah, só pra atualizar vocês, disse que ia viajar pra casa dos meus avós no feriado + final de semana passado e fui mesmo, mas não fotografei nada por lá para o projeto Por Aí no Mundo. Gente, eu praticamente nem saí de casa lá. Foi o dia inteiro comendo e dormindo... hahaha

Esse final de semana tem dia das mães, né!? O que vocês acham dessa data comemorativa. Eu, particularmente, acho que é uma data apenas para fins comerciais, igual a quase todas as outras, mas mesmo assim não gosto de deixar passar em branco com minha mamis (nem com meu papis quando é o dia dele). Sempre eu e minha irmã fazemos o almoço especial e damos um presentinho. Antigamente até rolava um café na cama, mas hoje eles acabam levantando primeiro e estragando a surpresa... rs
E vocês, costumam fazer algo também?

Bom, sobre o post de hoje eu comecei sem saber exatamente o que ia falar, porque como ando deixando isso meio abandonado, hora que venho escrever, tenho várias coisas em mente. E eu tô mesmo com várias coisas pra escrever, nem sei por qual começar. Tenho um livro pra resenhar, tenho uns assuntos que quero falar, tenho TAGs pra responder (Niha e Jaque, eu não esqueci das TAGs que vocês me marcaram! ^^), tenho uma ideia em mente que to pensando em começar... aiaiai... #socorro... haha

Bom, mas enfim, vou fazer hoje a resenha do livro, porque minha memória é fraca e eu posso acabar esquecendo das coisas depois. rs
Sem falar que as TAGs e os assuntos que quero falar um pouco, tenho pensado em fazer em vídeo. Vamos ver se animo e começo a gravar uns esse final de semana...

Mas indo ao assunto, vou fazer uma resenha (que não é bem resenha) do livro Mulheres, escrito por trinta autores diferentes. Esse livro faz parte do projeto Livro de Graça na Praça que acontece todo ano em Belo Horizonte. O idealizador reúne alguns contos selecionados previamente por concurso e lançam, em parceria com o Ministério da Cultura, um livro que é distribuído gratuitamente durante o evento. Eu não fui ao evento, mas minha irmã que foi trouxe um livro para mim também. Esse ano pretendo ir. Se der certo, conto pra vocês como é o evento em si.

O livro não tem uma sinopse, mas vou deixar aqui o primeiro parágrafo do Prefácio para vocês terem uma noção do que se trata o livro. Como eu disse, é um livro composto por contos de 30 autores diferentes.

"Descrever o instigante e misterioso universo feminino foi o desafio proposto aos autores desta obra. Nas próximas páginas, você poderá apreciar o "olhar" de escritores famosos e iniciantes sobre elas. Múltiplas, únicas e "desdobráveis", como diz Adélia Prado, essas são as nossas mulheres. Mais do que simplesmente homenageá-las, os contos, em cada entrelinha, convida-nos a desmitificar conceitos e a refletir sobre a questão feminina na contemporaneidade."

capa do livro

De uma forma geral, eu não gostei muito do livro. O estilo de escrita da maioria dos autores não é daqueles que te prende, assim como a maioria dos contos. Acho que o livro cumpriu em parte com o objetivo de abordar o assunto da mulher na contemporaneidade, igual foi sugerido no prefácio. Alguns temas foram abordados beem nas entrelinhas mesmo, dando espaço para uma interpretação ruim das personagens femininas. Alguns contos eu até achei que tinham o olhar de uma pessoa machista, mas talvez eu tenha enxergado isso errado (e espero mesmo estar errada).

Uma coisa que me incomodou bastante é que a grande maioria dos autores são homens. E um até é frei. Definitivamente, eu não acredito que sejam as melhores pessoas para falarem sobre mulheres.Já que o intuito dessa edição era homenagear e, além disso, levantar a discussão da mulher na contemporaneidade, eu acharia muito mais justo que houvessem mais mulheres expondo seus pontos de vista no livro. Uma coisa que reparei também é que a maioria dos autores pertencem a classes (não classes sociais, porque isso não dá pra saber, mas classes profissionais) que normalmente são mais conservadoras.

Enfim, não é um livro que eu viraria e indicaria para alguém ler, mas se alguém tiver interesse em ler para tirar suas próprias conclusões, eu acho válido. É bom que vocês podem até discutir comigo depois sobre essa percepção que eu tive. Esse livro é de venda proibida, portanto a dificuldade para encontrá-lo será alta. Quem se interessar, posso trocar a minha cópia por algum livro parado no armário de vocês para fazermos a literatura circular, mas já vou avisando que minha cópia tem umas dedicatórias/autógrafos.

Vou deixar o nome dos autores e seus respectivos contos abaixo:

Affonso Romano de Sant'Anna - A Mulher que Passa
Antônio de Faria Lopes - Fátima e Bernadete
Antônio Roque Gobbo - Dona Marocas e o Quadro Negro
Arthur Vianna - O Evangelho Segundo Maria Madalena
Beto Vianna - As Primeiras Brasileiras
Christian Coelho - A Caçadora de Solidões
Cícero Christófaro - Conversas da Cozinha
Cida Chaves - Mulheres na Ventania
Dagmar Braga - Cumplicidade
Emerson Fidélis Campos - Mulheres
Eugênio Ferraz - Mulher
Everaldo Chrispim - Nas Dobras da Vida
Fábio Lucas - A Menina Alice
Fernando Fabbrini - O Homem de Turbante
Frei Betto - A Mulher Fatal
Helton Gonçalves de Souza - Mulheres
Ildefonso Bassani - Essas Mulheres...
Jair da Silva Araújo - A Libertação de Maria Clara
Jorge Dikamba - Memorial
Jorge Fernando dos Santos - Os Fantasmas do Velho General
José Mauro da Costa - A Dama de Preto
José Paulo Cavalcanti Filho - O Caso da Mãe que Queria Enterrar o Filho
Jussara de Queiroz - O que Restou de Mim
Laura Medioli - Madalenas
Luís Góes - Quando os Amigos Voltam
Maria Beatriz del Peloso Ramos - Vozes Sertanejas
Marilton Borges - Mulheres
Olavo Romano - Encontro na Arte
Petrônio Souza Gonçalves - Para Elas
Vânia de Morais - Um Dia para Sempre


Enfim, é isso gente. Espero que tenham gostado! Um excelente final de semana a todos e um feliz dia das mães para as mamães de todos vocês e se você for mãe, feliz dia das mães pra você também! ♥


Beijos e até o próximo post! ;***



♥ Se gostou desse post, não se esqueça de seguir o blog e deixar seu comentário.
Assim você me ajuda na divulgação! :) ♥

Me siga nas redes sociais:
Follow me on the social medias:
| Facebook | Instagram | Youtube | Tumblr | Lookbook | Twitter |

32 comentários:

  1. A capa é interessante ,mas não ainda prefiro livros de terror *-*

    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Fiquei curiosa para ler...
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Por que a venda é proibida? '-'
    Ah, eu gostei da resenha. Quando li o começo, fiquei até interessada. Mas acho que nao corresponderia a minhas expectativas. Deveria ter autorA também.
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É proibida a venda porque esse livro faz parte do Projeto Livro de Graça na Praça e foi distribuído gratuitamente no evento. Por isso não pode vender ele. Apenas doar ou trocar, se for o caso. ^^
      Também acho que não corresponderia não viu... rs
      Ter até que tem, mas são a minoria...
      bjin

      Excluir
  4. capa bonita, não sei se eu gostaria, so lendo mesmo

    Bjuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com

    ResponderExcluir
  5. Todo feriado foi transformado em algo comercial (ser humano é consumista e oportunista pra caramba, né? dai nao tem jeito kkk), mas nao deixa de ser uma data especial <3

    Interessante sua resenha, acho que vou acrescentar na minha wishlist hehehehe

    www.faroestemanolo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é!? Triste esse consumismo desenfreado que a sociedade estimula.. mas com certeza é uma data especial... ^^
      Obrigada
      bjin

      Excluir
  6. Chato quando a gente ler um livro que não gostou, né... de qualquer forma gostei da resenha!
    Beijos, Jell e Marcelo ♥
    www.urbanoeretro.com.br
    youtube.com/blogurbanoeretro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.. mas de qualquer forma, ler é sempre importante né!? ^^
      Obrigada!
      bjin

      Excluir
  7. acho legal até mulher sendo abordado por um ou outro homem, mas a maioria? sei lá, bizarro
    a capa não me chamou muito a atenção também. Meio sofrido, né?

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Não teria problema ter autores homens nesse livro, mas precisava ser a esmagadora maioria? E com contos tão "mais ou menos" assim?
      bjin

      Excluir
  8. tbm nao sou mt chegada em dia das maes nao, acho uma data comercial e forçada sabe...enfim...
    faz tempo que nao leio livro de contos e eu costumo gostar, bacana sua indicação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. tudo só pra incentiva o consumo...
      Eu também gosto de contos, mas esses aí não foram tão bons assim não..
      bjin

      Excluir
  9. na hora que eu li sobre o que se tratava o livro eu imaginei que a resenha seria super positiva hahaha
    mas uma pena né? tb concordo que teria que ter contos escritos por mulheres não só por homens, mas enfim ...
    ah, e achei legal esse tipo de evento que tem aí, é uma forma de incentivar a leitura!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina.. quando vi o livro também achei que seria um livro bom.. mas infelizmente não foi tão legal assim...
      Até tem contos de mulheres, mas são a minoria.. é um livro praticamente só de autores homens...
      Não é!? Também adoro a ideia desse evento. Incentiva tanto a leitura quanto novos autores. ^^
      bjin

      Excluir
  10. Acho legal essa atitude, e queria participar de projetos assim.rs
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Mone ♥ Magina,eu te entendo perfeitamente sou péssima também pra responder TAGS quando me marcam porque nunca respondo na hora @_@, faça quando puder! Sobre o livro, eu fiquei curiosa pra ler, mas realmente não sei se seria um livro do qual eu iria ler realmente.Oque eu gostei de você é a ideia de troca de livros,pena que não tem nenhum livro que eu realmente esteja interessada na sua lista =/
    Só fiquei curiosa pra saber porque o livro é proibido , haha!
    Beijos querida! ♥♥

    www.primordial-breath.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina.. to querendo responder sua TAG em vídeo também, por isso ta demorando tanto a sair... se fosse responder escrita já teria feito... rs
      Mas uma hora ela sai! rs
      Não é o livro que é proibido, é só a venda dele. E a venda é proibida porque esse livro faz parte do Projeto Livro de Graça na Praça e foi distribuído gratuitamente no evento. Por isso não pode vender ele. Apenas doar ou trocar, se for o caso. ^^
      bjin

      Excluir
  12. estranho um livro sobre mulheres com tantos autores masculinos!
    pena que não curtiu. Eu também só me interesso e recomendo livros que me prendem na leitura.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é!?
      Também não achei legal.. mas fazer o que né.. ^^
      bjin

      Excluir
  13. Eu nunca li um livro que fale sobre feminilidade, deve ser interessante. Mas como você disse em alguns momentos pode até parecer machista, fiquei curiosa pra saber como seria esse machismo em um livro como esse... Enfim, bacana a dica! E feliz dia das mães pra sua mamis <3

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Então, pode ser machista em como os autores veem as mulheres, suas personagens.. não sei, talvez eu possa estar errada, mas eu não curti muito.
      bjin

      Excluir
  14. Wow, achei que ia ser um bom livro quando comecei a ler, que surpresa.. pelo menos vc foi sincera com a resenha rs
    Bjo

    http://www.inexplicited.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina.. também achei que seria.. mas me decepcionei... uma pena..
      Sinceridade sempre! Não gostaria de receber indicações ruins, por isso prefiro ser sincera em minhas resenhas. ^^
      bjin

      Excluir
  15. Realmente, o dia das mães é mais uma data comercial que perdeu o sentido ao longo dos tempos. Sempre dou um presente e tal, mas na minha família ninguém liga muito pra essas datas mesmo x.x
    Sobre o livro, até levantei aqui porque há tempos comprei um parecido num sebo, mas não é o mesmo, o meu é "a palavra é mulher" e reúne vários contos de diferentes autores também. É muita mancada querer fazer um livro sobre mulheres em que quase todos os autores sejam homens. Lembrei até de um livro (excelente, por sinal) da Virginia Woolf, Um Teto Todo Seu, em que ela diz que existem diversos livros sobre mulheres escritos por homens e que o contrário não acontece. Mulheres não tem interesse em "estudar" os homens. Detesto livros assim, geralmente são bem machistas rs.
    Beijo, Bruna S. ♥
    Chanel Fake Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.. tudo pra incentivar o consumo... essa sociedade está ficando decadente...
      Também acho super mancada. Acho assim, não tem problema ter autores homens nesse livro, mas precisava ser a esmagadora maioria? Não faz muito sentido...
      Verdade né.. não tinha parado pra pensar nisso, mas é verdade. Mulheres estão mais preocupados em cuidar da própria vida do que "estudar" o sexo oposto.
      bjin

      Excluir
  16. Oi, Mone!
    Sumi também porque estava viajando, mas voltei.
    :D
    Se você estava comendo e dormindo, quer coisa melhor? Hahaha.

    Sinceramente o livro não me chamou a atenção.
    Não sou muuuuito fã de contos, ainda mais pelo que você disse que não tem lá muita coesão.
    Mas o projeto é legal, gostei.


    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To sabendo! E que viagem maravilhosa, hein!? :)
      Depois conta pra gente como foi! ^^
      Pois é.. comer e dormir são as melhores coisas ever para se fazer na vida... kkk

      Eu até que gosto de contos, mas esse livro foi uma verdadeira decepção viu.. Mas realmente, esse projeto é bem legal. Incentiva a leitura e também novos autores. ^^

      bjin

      Excluir

♥ LEIA a postagem antes de comentar.
♥ Sua opinião é super importante pra mim, por isso não deixe de comentar.
♥ Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar aí em baixo.
♥ Comentários ofensivos não serão aceitos. Serão excluídos e o usuário banido.