terça-feira, 9 de junho de 2015

Body Art/Modificações Corporais: De Onde Saiu Essa Tal de Tatuagem?

Oi gente!
Tudo bem com vocês?
Espero que sim!

E o feriado + final de semana, como foi? Alguém aí emendou também?
Eu emendei. E, adivinhem? Continuei procrastinando os vídeos... Ai gente.. nem vou mais prometer vídeo pra vocês não, viu!? Acho que perdi a graça em gravar. Fica assim, o dia que eu tiver ânimo pra gravar, eu vou lá e gravo. Sem promessas. Mas voltando ao feriado + final de semana, o meu foi bem tranquilo. Não fiz muita coisa. Só saí com minha mãe pra resolver umas coisas e os outros dias fiquei a toa vendo desenho, colorindo meu Jardim Secreto, lendo, dormindo e coisas assim... rs
Pena que passou rápido.. quero mais dias assim! rs
E vocês, o que fizeram? Espero que tenham se divertido e descansado um pouco. ^^

Mas enfim, chega de conversa mole né. O post de hoje é sobre outro assunto. É sobre tatuagem. Quem me acompanha na página do facebook sabe que eu tenho várias tatuagens. Acho que já deu pra ver isso nas fotos aqui no blog também né!? Amo, amo, amo e tô doida querendo fazer mais, diga-se de passagem. Por isso vim falar um pouco sobre essa arte pra vocês.


Esse é o primeiro post sobre tatuagens, mas com certeza farei outros, pois é algo que me interessa e muito. Acreditem ou não, eu até vivo pensando em virar tatuadora, mas eu desenho tão mal... nem aqueles bonecos de palitinho eu sei fazer direito... kkk

Bom, pra esse primeiro post sobre o assunto, achei legal buscar um breve histórico sobre a origem da tatuagem para trazer pra vocês. Então, bora lá saber mais?

A tatuagem, também conhecida como dermopigmentação, é uma das formas mais populares de modificação corporal conhecida até os dias de hoje. Ninguém sabe ao certo como e onde ela surgiu, mas é possível encontrar vestígios bem antigos sobre essa prática em diferentes lugares ao redor do mundo.

Segundo algumas provas arqueológicas, é possível comprovar a existência desse procedimento entre os períodos de 4.000 e 2.000 a.C nos nativos do Egito, Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia. Nessa época, as tatuagens eram relacionadas a rituais religiosos, como os de fertilidade, por exemplo.

(fonte)

O indício mais antigo de que se tem notícia até então desse procedimento é o famoso Homem do Gelo, múmia com aproximadamente 5.300 anos descoberta nos Alpes em 1991. O corpo foi encontrado desenhado com linhas azuis. Pesquisadores também levantaram a hipótese de ser algum tratamento medicinal adotado pelos povos daquela época.

Ötzi, o Homem de Gelo (fonte)
Localização das tatuagens de Ötzi (fonte)
Os 19 conjuntos de tatuagens de Ötzi (fonte)

Com o passar do tempo, as tatuagens deixaram de ser apenas ligadas a rituais religiosos e passaram a ter diversos significados, como identificação de grupos sociais, marcação de prisioneiros e escravos, ornamentação e, até mesmo camuflagem.


Exemplo de tatuagem de identificação usada nos campos de concentração.

Chefe Maori em 1880

Depois de alguns anos, com a expansão do cristianismo, as tatuagens caíram em desuso devido a uma proibição do Papa em 787, na Europa, sendo considerada uma prática demoníaca que descaracterizava o corpo, "templo do Espírito Santo". As tatuagens só voltaram a ser populares novamente, quando o navegador inglês James Cook realizou uma expedição à Polinésia, em 1769, e registrou esse procedimento em seu diário de bordo. Em 1891, com a invenção da máquina de tatuar elétrica, o costume voltou a se espalhar pela Europa e Estados Unidos, deixando de ser características apenas de marinheiros e presidiários.

(fonte)
(fonte)

Tatuagem no Brasil

É possível encontrar vestígios da prática de tatuagens no Brasil em tribos indígenas bem antigas, onde os integrantes das tribos utilizavam da pintura definitiva para expressar rituais de passagens e reverência a certos elementos da natureza, mas não foi por eles que a tatuagem se popularizou no Brasil. Isso só aconteceu em meados dos anos 60, quando o dinamarquês Knud Harld Lucky Gregersen, também conhecido como Lucky Tattoo, abriu sua loja nas proximidades dos cais em Santos. Nessa época, essa era uma zona boêmia da cidade, por onde circulavam prostitutas, imigrantes, bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas, o que contribuiu para que a tatuagem fosse estigmatizada como arte marginal. Isso perdurou por muitos anos e, ainda hoje, é possível encontrar pessoas com esse tipo de pensamento.

Exemplo de tatuagens indígenas (fonte)
Lucky Tattoo (fonte)

Com o passar do tempo, a tatuagem foi ganhando um tom contestatório e se tornando um símbolo de ousadia, atitude e personalidade. A partir disso, artistas e pessoas comuns passaram a se tatuar, tornando essa arte mais popular e menos estigmatizada.

(fonte)
(fonte)
Angelina Jolie (fonte)
Lil'Wayne (fonte)
Kat Von D (fonte)
John Mayer(fonte)

Fontes:

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tatuagem

Mundo Estranho: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-a-tatuagem

História do Mundo: http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/historia-da-tatuagem.htm

Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/curiosidades/tatuagem.htm


Então é isso gente! Espero que tenham gostado desse post!
Agora me digam vocês, havia algo que ainda não sabiam a respeito do assunto? Você gosta de tatuagens? Tem alguma ou tem vontade de fazer? Qual?


Beijos e até o próximo post! ;***


♥ Se gostou desse post, não se esqueça de seguir o blog e deixar seu comentário.
Assim você me ajuda na divulgação! :) ♥

Me siga nas redes sociais:
Follow me on the social medias:
| Facebook | Instagram | Youtube | Tumblr | Lookbook | Twitter |

32 comentários:

  1. Uma postagem bem explicativa e muito bem pesquisada. Parabéns! Aliás, desculpe se for desatenção minha e você já tenha feito, mas já pensou em fazer um post para mostrar todas as suas tattoos e falar sobre cada uma? Acho que seria uma postagem legal.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Não, não fiz ainda não, mas já tinha pensado em fazer. Antes de começar a falar das minhas, quis dar uma introdução ao tema, mesmo que breve. ^^
      De qualquer forma, muito obrigada pela dica!
      bjin

      Excluir
  2. Também adoro tatuagens! Eu já pensei em virar tatuadora, há muitos anos atrás, porque gostava muito de desenhar e como disseram, era um cenário que iria crescer e de fato, cresceu! Hoje já não faz mais parte dos meus planos, como tantas outras coisas, mas a admiração continua! E as suas tatuagens são lindas! Adoray! *-* Logo, logo faço minha primeira! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Aee! Vai entrar pro mundo das rabiscadas!! o/
      haha
      bjin

      Excluir
    2. Vou sim, já orçamentei, agora falta o dinheirosss UHSAUHSA!
      Aguarde! u.u

      Excluir
    3. shauhshuahsu.. te entendo.. to doida pra fazer mais também.. mas falta o dindin... rs
      bjin

      Excluir
  3. Apesar de não ter tatuagem gosto bastante daquelas pequenas e mais delicadas (pois acho que combinaria mais comigo). Acho um absurdo a discriminação por conta de tatuagem...
    Beijos^.^ Adorei a postagem!
    http://thathabulle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho viu. è uma arte tão bonita... ^^
      Obrigada!
      bjin

      Excluir
  4. post super legal e completo!!! eu amo essas fotos retro, pb, do começo do seculo de pessoas tatuadas! eu tenho algumas tattoos e estou planejando as proximas, amo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Eu também adoro essas fotos! São tão legais.. ^^
      Eu também to planejando várias outras.. rs
      bjin

      Excluir
  5. Muito legal,esse post adorei mesmo
    bjos Mone

    ResponderExcluir
  6. Odeio tatuagem, mas super respeito quem tem (claro!). Parabéns pelo post detalhado *-*
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que bacana o post, Mone! Achei bem bacana, principalmente o Otzi, haha. Quem diria que era tãããão antiga assim a arte da tutagem? :D
    Alguns dos fatos que você colocou eu já sabia, mas várias coisas foram novidade.
    E que lindas as suas tatuagens.
    Depois quero ver outras.
    :D
    Eu até queria fazer umas, mas eu tenho pavor de agulha, então penso 93847473 vezes antes, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Teca!
      Pois é.. até eu me surpreendi com algumas coisas fazendo essa pesquisa. Pra você ver como ainda temos tanta coisa pra aprender, né!? ^^
      Obrigada! Depois vou fazer um post sobre minhas tattoos. Mas acho que vou esperar terminar a das costas e fazer uma outra que to querendo.
      Olha, eu também tenho pavor de agulha! Eu chorava toda vez que tinha que tirar sangue ou tomar injeção, mas tatuagem é diferente. Te garanto! O resultado final te deixa mais feliz que a dorzinha chata. Se tiver vontade mesmo, acho super válido enfrentar o medo e fazer! ^^
      bjin

      Excluir
  8. MUITO legal esse seu post! Apenas de eu ainda não ter nenhuma tatuagem é uma coisa que eu adoro, ainda pretendo fazer várias hehe ♥ E acho super legal essa parte histórica, é super interessante; a gente acaba aprendendo mais. Hoje em dia a tatuagem é mais comum e vista com "melhores olhos" mesmo ainda existindo um povo chato que critica. Mas acho que num futuro próximo isso já tenha melhorado bastante :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Aee! Vai ser uma rabiscada também! o/ rs
      Também acho bem interessante viu. Até me surpreendi com algumas coisas fazendo essa pesquisa.
      Espero viu, porque mesmo hoje sendo vista com melhores olhos do que há anos atrás, ainda sim existe muito preconceito...
      bjin

      Excluir
  9. Muito bom esse post! Eu acho tatuagem super legal, mas não tenho coragem de fazer em mim, porque fico pensando sobre a permanência etc... mas acho incrível quem faz, especialmente as que são pretas e geométricas :)

    www.fiercekrieg.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Também acho bem bonito tattoos pretas e geométricas, mas minha vibe é mais outra. rs
      É, realmente, é uma coisa que vai ser pra sempre. Mesmo depois tentando tirar, fica a marca e tal, então tem que pensar bem. Mas assim, quando a pessoa gosta mesmo, esse fato do ser pra sempre não incomoda. ^^
      bjin

      Excluir
  10. Caramba isso sim hein. Eu acho lindo tatoo e realmente nunca tinha parado pra me informais mais a respeito. e agora eu já sei ha, ha. E embora eu ache que jamais farei tatuagem agora ando bem informada.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informação e conhecimento é tudo! ^^
      bjin

      Excluir
  11. Que postagem mais interessante!!!
    Não tenho nenhuma tatuagem ainda, tenho medo de futuramente nao gostar mais dela... mas existem muitas legais por ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      É um risco que se corre né.. eu até hoje não arrependi das minhas.. rs
      bjin

      Excluir
  12. Obrigada pelo comentário ♥

    http://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Muito legal você ter explorado a origem e ter apresentado aqui ;)
    Também sou louca por tattoos, só não fecho o corpo pq tô sem tempo - cof ($)
    Agora essas tattoos da Angelina nao gosto não =( hahahaha

    Faroeste Manolo
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Também viu.. to querendo fechar o braço, mas o tempo ($) ta curto... rs
      Ah, eu nem gosto, nem desgosto. Cada um com suas tattoos né!? ^^
      bjin

      Excluir
  14. achei super interessante o post Mone! eu acho lindo tatuagem e se eu não fosse tão cagona eu teria várias! hahahaha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fizer a primeira, aposto que não para mais! rs
      Mas sério, doer, dói, mas é suportável. E no final vale super a pena.. ^^
      bjin

      Excluir
  15. Adoro tatuagem e tenho muito vontade de me tatuar, mas ainda falta grana pra isso, adoro posts informativos assim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatuagem é caro mesmo viu. Eu só não tenho mais ainda pelo mesmo motivo.. mas um dia a gente chega lá! ^^
      bjin

      Excluir

♥ LEIA a postagem antes de comentar.
♥ Sua opinião é super importante pra mim, por isso não deixe de comentar.
♥ Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar aí em baixo.
♥ Comentários ofensivos não serão aceitos. Serão excluídos e o usuário banido.