segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sereiando Pelo Mundo: Arraial do Cabo - Rio de Janeiro - Brasil (parte 1)

Oi, oi, oi gente!
Tudo bem com vocês?
Espero que sim!!! :)

E o final de semana, como foi? Espero que bom!
O meu foi ótimo. No sábado eu e mais algumas meninas fizemos uns ensaios lindos, lindos! Ai que saudade eu tava de fotografar... rs
Em breve teremos as novidades. Acompanhem a página no face para ficarem por dentro!

Mas enfim, hoje, finalmente (!), eu trouxe o primeiro post sobre a viagem que fiz nessas férias. O primeiro post no meu projeto de viagens Sereiando Pelo Mundo. E sim, eu mudei o nome do projeto porque esse veio na minha cabeça do nada e eu achei muito mais legal do que o outro... rs (pra quem não sabe, antes o projeto se chamava Por Aí no Mundo)

Nessas férias eu viajei para Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, com meus pais. Já tinha ido lá uma vez, mas foi tipo passeio de um dia quando viajei pra Cabo Frio. Dessa vez deu pra conhecer melhor a cidade a aproveitar aquele paraíso azul bem melhor. Gente, que sonho. Se quiserem saber mais, é só continuar lendo.

Como esse é o primeiro post da série, vou falar rapidinho como será esse tipo de post. Primeiro teremos um breve resumo sobre o local, depois falarei dos locais que visitei e que não visitei, como opção do que fazer, depois falarei do hotel em que me hospedei. E tudo ilustrado com fotos, feitas por mim ou não. Tudo dando os devidos créditos. O post estava ficando enorme, portanto teremos dois posts sobre a viagem. Bora pra primeira parte!? (p.s.: as fotos que estiverem sem créditos são de minha autoria mesmo)


Sobre Arraial do Cabo

Pórtico de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é uma cidade brasileira, do estado do Rio de Janeiro, situada na Região dos Lagos, a 140km do Rio de Janeiro (RJ). Possui, segundo dados de 2008 do IBGE, 26.636 habitantes. E reúne algumas das mais belas paisagens do litoral brasileiro, como dunas, restingas, lagoas, praias e costões. É também conhecida como capital do mergulho, devido às suas águas transparentes e grande diversidade de vida marinha. Além das belezas naturais, a cidade também oferece excelente custo-benefício. Apesar de não ter nenhum estabelecimento muito luxuoso, oferece conforto e tranquilidade aos visitantes. (fonte)

Em se tratando de belezas naturais, Arraial do Cabo é um verdadeiro paraíso. Águas transparentes e azul turquesa. Paisagens verdadeiramente maravilhosas. Mas a cidade em si, achei bem a desejar, pelo que eu vi, e eu não vi a cidade inteira. Mas, na minha opinião, acho que poderiam investir mais na cidade também ao invés de só contar com as praias. Ah, se você estiver de carro no período de alta temporada, queria te dizer que você terá sérios problemas para estacionar na rua. A não ser que chegue bem cedo. Fica tudo lotado. Mas se você estiver disposto a ser extorquido, existem pessoas que alugam suas garagens nessas época transformando-as em estacionamentos. Só que o preço varia de R$20 a R$60 a diária. Depende o quão perto ela está do local mais visitado.


As Praias

Praia Grande: Oceânica, a praia tem ondas fortes que atraem surfistas, sendo cenário de campeonatos de surf. No canto esquerdo é urbanizada e com quiosques, reunindo adeptos de esportes náuticos. A moldura é formada por dunas de areia branca e muito fina, cobertas por vegetação costeira. Fica a três quilômetros do Centro. (fonte)
Essa praia foi a primeira que eu fui. Ela é muito bonita e possui uma grande extensão de areia antes de chegar no mar. Os quiosques ficam na calçada, mas possuem mesas com guarda-sol na areia, mais perto do mar. Possui ondas fortes sim, mas dá pra ficar tranquilamente na beira da praia onde a água chega até a altura da cintura antes das ondas começarem a ficar mais fortes. A água aqui é bem gelada.

Praia Grande (fonte)
Praia Grande (fonte)
Praia Grande (fonte)
Praia Grande (foto pela mamis). Foto do instagram.
Praia Grande (foto pela mamis)

Praia dos Anjos: É o ponto de partida dos barcos de passeio e de pesca. (fonte)
Outra praia também muito bonita. Aqui a extensão de areia até o mar é beem menor. Possui os quiosques na calçada com mesas na areia também, mas como a extensão de areia aqui é menor, dá pra ficar tranquilo na calçada e ir tomar um banho de mar quando quiser. Em uma das pontas possui uma marina de onde saem pequenos barcos de pesca e outros que fazem o serviço de táxi-barco. Ondas mais fracas que a da Praia Grande e a água também é menos gelada.

Praia dos Anjos (fonte)
Praia dos Anjos (fonte)
Praia dos Anjos (fonte)
Praia dos Anjos (foto pela mamis). Foto do instagram.

Prainha: Uma das mais frequentadas e centrais da região, Prainha é urbanizada, tem quiosques e águas mansas. Uma trilha conduz à praia da Graçainha, com apenas 15 metros. Nos arredores fica o Saco do Cherne, ponto para a prática do mergulho. (fonte)
A Prainha é a primeira praia que se vê, de cima, quando se chega na cidade. A praia em si é muito bonita, mas a sua orla está extremamente mal cuidada. Os quiosques foram retirados para uma reforma da orla que, pelos moradores, está demorando a sair. Enquanto isso tem alguns quiosques provisórios por lá que estão enfeiurando a orla da praia. A extensão de areia até o mar também é pequena. A água não é tão gelada quanto das outras duas praias e tem ondas mais fracas. Mas de todas as praias que fomos, foi a única que não tinha a areia branquinha. É nessa praia que fica o hotel em que me hospedei. De todas que fui, achei a mais cheia das praias. Fica mais afastada do movimento da cidade, portanto é mais tranquila. Quase não tem comércio por lá e depois das sete da noite não tem mais nada aberto. Se quiser fazer alguma coisa, tem que descer pro Centro.

Orla da Prainha. Olha só como está feia e mal cuidada... :/
Como podem ver, a paisagem é bonita. Mas a areia não é branquinha igual das outras praias.
Prainha (foto pela mamis). Foto do instagram.
Prainha (foto pela mamis). Foto do instagram.
Prainha
Prainha (foto pela mamis).
Prainha (foto pela mamis).

Praia do Farol: Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, fica na Ilha de Cabo Frio e é acessível somente por barco. A viagem dura 40 minutos e, para desembarcar por ali é preciso autorização da Marinha, obtida em Arraial. Cercada por pequenas dunas, é indicada para mergulho e pesca. (fonte)
Como já foi dito, o acesso é só de barco. Essa praia é maravilhosa! Possui uma das árvores consideradas mais antigas do país. A praia foi declarada como reserva da marinha e nem comer lá pode. É só mesmo pra conhecer. As ondas são fraquinhas e baixas. Quase uma piscina natural de águas azuis turquesas.

Vista da Praia do Farol de dentro do barco.
Essa árvore, segundo os guias, é uma das mais antigas do país. Segundo eles, era a árvore que servia de ponto de referência para os portugueses quando descobriram o Brasil.
Praia do Farol (foto pela mamis).
Praia do Farol (foto pela mamis).
Praia do Farol (foto pela mamis). Olha só essa água gente!!! *o*
Praia do Farol (foto pela mamis). Olha só essa água gente!!! *o*
Praia do Farol. Selfiezinha básica... Olha só essa água gente!!! *o*

Praia do Forno: Localizada em uma enseada, a praia do Forno é acessível somente por barco ou trilha íngreme. Além da mata preservada, das águas claras e dos corais, abriga ainda um restaurante flutuante especializado em ostras e mariscos. Fica a 1,5 quilômetro do Centro. (fonte)
Mais uma praia só acessível de barco ou por uma trilha de nível médio, onde se sobe um morro íngreme e depois desce d outro lado. Dessa vez eu não fui nessa praia porque o passeio de barco que eu fiz, não ia lá mais. E a trilha meus pais não davam conta de fazer. Ir sozinha eu não achei uma boa ideia. Pelo que eu entendi, só pequenas embarcações estão podendo ir lá. Mas pelo que eu me lembro, é também uma praia muito bonita de água azul turquesa também.

Praia do Forno (fonte)

Praia do Pontal: Com 700 metros de extensão, a praia do Pontal é emoldurada por vegetação de restinga e pequenas dunas. Com mar calmo, é procurada para a prática do mergulho e pesca de arrastão. Fica a quatro quilômetros do Centro. (fonte)
Essa praia eu não fui nem dessa vez, nem da outra. Pra ir nessa praia, é preciso chegar até o Pontal do Atalaia, um dos lugares mais lindos de Arraial do Cabo. Fomos ao Pontal do Atalaia, mas não chegamos até essa praia.

Praia do Pontal (fonte)

Prainhas do Pontal: É dividida em duas, separadas por rochas. Para chegar as águas calmas, transparentes e perfeitas para banhos, é preciso descer uma trilha que sai do morro do Atalaia. A vista é encantadora, descortinando a Ilha do Farol. Fica a quatro quilômetros do Centro.(fonte)
Nessas nós fomos no passeio de barco. Só que como elas são separadas por rochas, descemos só em um lado, ficamos um tempo lá e o outro lado só vimos do barco mesmo. Lá é lindo. Se não me engano, é a praia que tem a água mais calma. Praticamente uma piscina mesmo!

Prainhas do Pontal (fonte)
Prainhas do Pontal (fonte)


Praia Brava: Preferida dos surfistas, a praia brava tem ondas fortes e não é indicada para banhos. O acesso é feito a pé, pelo morro do Atalaia. Fica a quatro quilômetros do Centro. (fonte)
Céus... que vista sensacional... Nessa praia eu não consegui chegar lá em baixo. O acesso é feito por um tipo de trilha "pavimentada" (escadas de pedras naturais) onde se desce toda a lateral do morro do Atalaia. Não vou mentir, acesso é de nível difícil. A descida é tranquilo, afinal pra descer todo santo ajuda, mas a subida... Eu cheguei só até a metade da trilha, pois estava sozinha e meus pais ficaram preocupados lá em cima. E quase não consegui voltar... sedentarismo modo on... rs
Mas que lugar... É uma praia totalmente inexplorada. Tirando a trilha que foi "feita" até lá em baixo, nada mais nela foi mexido. É considerada uma praia selvagem devido a isso. Pelo que vi lá de cima, as ondas são muito, muito fortes. E realmente não parece boa pra banho. Eu agradeço todos os dias por poder ter conseguido chegar pelo menos até a metade e ter tido aquela vista maravilhosa...

Tentativa fail de selfie. Foto do instagram. Praia Brava.
Praia Brava.
Praia Brava.
Praia Brava.
Praia Brava.

O Pontal do Atalaia

O Pontal do Atalaia fica próximo ao centro e é um dos melhores pontos turísticos de Arraial do Cabo. Pode-se ir de carro, mas é possível ir a pé ou de bicicleta. Logo após a primeira subida visualiza-se a cidade, as praias, ilhas, a restinga de Massambaba, e até a Lagoa de Araruama. (fonte)
Esse lugar... ♥
De lá é possível ter as mais belas vistas de Arraial do Cabo. É por lá que se tem o acesso à Praia Brava, à Praia do Pontal e às Prainhas do Pontal. O Pontal também possui alguns mirantes. Não chegamos a ir em nenhum mirante "oficial", mas na subida de carro meu pai resolveu parar em um lugar aleatório que tinha uma vista incrível também. Veja as fotos dessa parada a seguir.

Pontal do Atalaia. Foto do instagram.
Pontal do Atalaia. Foto do instagram.



Pontal do Atalaia. Foto do instagram.

Pontal do Atalaia.
Pontal do Atalaia.
Pontal do Atalaia

E finalizamos a primeira parte do post por aqui gente! Espero que estejam gostando de acompanhar como foi a viagem e conhecer um pouquinho mais desse lugar que tanto gostei de visitar.

E se você quer saber o que mais dá pra fazer em Arraial do Cabo além de conhecer as praias maravilhosas, não esqueçam de voltar para o próximo post, onde eu também falarei do hotel em que fiquei. E caso alguém tenha alguma pergunta específica, deixa aí que eu respondo no próximo post também! :)


Beijos e até o próximo post! ;***



 ♥ Se gostou desse post, não se esqueça de seguir o blog e deixar seu comentário.
Assim você me ajuda na divulgação! :) ♥
Me siga nas redes sociais:
Follow me on the social medias:

18 comentários:

  1. Suas roupas foram lindas demais! Moro no RJ e nunca fui la hahah Talvez por que eu não goste de bronzear, mas parece um lugar lindo para passeio.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^
      Nossa, então vale a pena ir. Aproveita que tá mais perto e dá um pulo lá. É lindo!
      Gostar de bronzear eu também não gosto não, mas eu sou apaixonada com praia.
      E lá é um verdadeiro paraíso...
      bjin

      Excluir
  2. Você parece uma gringa hahahaha,muito linda ,amei as locações .... faz tanto tempo que não vou a praia....

    http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hsuahsuahsu.. obrigada... ^^
      Ah, lá é lindo de mais Jéssica, vale a pena conhecer.
      Eu amo praia, não consigo ficar muito tempo sem ir...
      bjin

      Excluir
  3. Ai que maravilha né, Mone? Eu queria tanto morar mais pertinho da região dos lagos pra aproveitar essas vistas... Você já pode dizer que conhece mais praias do RJ do que uma carioca!! Kkkkkkk
    Estou aguardando o segundo post, quero saber sobre o hotel!!
    Beijão.

    www.creepybeauty.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo de mais Suelen... também queria morar pertinho de um lugar assim viu... #meusonho rs
      Olha só, então você tá precisando mudar essa situação, hein!? Aposto que o Rio tem muito mais lugares maravilhosos que esse daí. E você já tá perto, então aproveita! ^^
      bjin

      Excluir
  4. aaaah Mone que delícia que deve ter sido essa viagem! mt bom pra descansar e recarregar as energias né?
    as fotos ficaram lindas, e o que é a cor dessa água? nem parece que isso é no Brasil hahaha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi incrível Grazi! Já tô morrendo de saudade... rs
      Sim sim, lugares assim recarregam a bateria pro ano inteiro.. rs
      Obrigada! ^^
      Turquesa menina, turquesa! Fico encantada com esse lugar sempre... quase um Caribe.. haha
      bjin

      Excluir
  5. Verdadeiro paraíso, gatan... Já tinha visto umas fotos de suas viagens e fiquei feliz por ter descansado e aproveitado bastante, pelos seus posts do ano passado parece ter sido um ano cansativo procê também...

    E essas águas incríveis? Só faltou uns golfinhos fazendo firula pra poder dizer que tava na gringa hahaahhaa. E você tava lindona como sempre, que bom que curtiu ^^. Renovou suas energias com banho de mar (tô precisando pra tirar umas ziguezira AHHAHA). Beijos ;*

    Faroeste Manolo
    Página Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Põe paraíso nisso... ^^
      O ano passado foi bem ruim sim.. eu tava numa bad constante.. apesar de no trabalho estar muito tranquilo, eu odeio o que eu faço e juntando com outras vibes ruins que estavam me atingindo eu vou te falar, eu tava destruída... rs
      Mas passou. Ainda bem ^^

      hsuahsuahsu... verdade.. se eu tivesse feito mergulho muito provavelmente ia aparecer algum...
      Obrigada! *-*

      Nossa, renovou tudinho. Banho de mar é vida! Não demore pro seu também não, hein!?
      bjin

      Excluir
  6. Esse lugar é lindo, moro no Rio, mas a preguiça de sair de casa me impende de aproveitar lugares assim, mas o lugar é um paraíso, e esse seu maiô é lindo demais, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre preguiça de sair de casa eu super te entendo.. ando na mesma.. rs
      Mas queria eu morar perto de um lugar igual Arraial... ^^
      Obrigada!
      bjin

      Excluir
  7. Eu nunca fui pra região dos lagos, quero um dia ir! Eu AMEI a praia do farol e a do Forno. A do Pontal também parece ser maravilhosa! Pelas suas fotos já achei lindo, imagina elas "pessoalmente" haha!
    Continue sereiando por aí!!
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá sim, é uma região muito bonita! ^^
      São lindas, né!? Pessoalmente são sim, muito mais incríveis! Aiai... que saudade de lá... ^^
      Continuarei sim, pode deixar!
      bjin

      Excluir
  8. Lindas paisagens! E, de novo: essa águaaaa!!!
    Ouvi boatos de que apesar de muito bonito o lugar, a água é bem fria também... Né?
    As fotos também estão muito bonitas, minha preferida foi a dos pezinhos na água! HEUHUEA

    Bj!

    http://bahlopes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.. as paisagens lá são incríveis, assim como essa água... rs
      Sim, a água de lá é bem fria. Gelada em alguns lugares. Mas em janeiro, quando fui, tava muitoooo calor, então acabou equilibrando. rs
      Obrigada! ^^
      bjin

      Excluir

♥ LEIA a postagem antes de comentar.
♥ Sua opinião é super importante pra mim, por isso não deixe de comentar.
♥ Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só deixar aí em baixo.
♥ Comentários ofensivos não serão aceitos. Serão excluídos e o usuário banido.